Lançamento de mais um livro marca último dia do XI ENEL

O terceiro e último dia do XI Encontro Nacional de Escolas Luteranas (ENEL) foi marcado pelo lançamento de mais um livro. Um dia após lançar a obra “500 anos da Reforma Protestante: perspectivas e reflexões”, organizado pelo Prof. Me. Norton Frehse Nicolazzi Jr, da Editora Positivo, em parceria com a Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL), na tarde deste sábado, 17/06, o Prof. Dr. Cesar Nunes lançou sua obra “Ide, ensinai a todos: Os 500 anos da pedagogia luterana”, publicado pela Editora Concórdia. A obra está à venda por R$ 29,00 na Editora Concórdia. Acesse aqui.

O lançamento aconteceu após sua palestra sobre o tema do evento “500 anos de Educação Luterana”. Professor titular da Faculdade de Filosofia e Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP), Dr. César Nunes é um dos grandes pesquisadores brasileiros na área de educação na atualidade e, como não luterano, tem a vantagem de um olhar externo, o que dá à obra ainda maior credibilidade.

Em comemoração aos 500 anos da Reforma e os consequentes cinco séculos da original pedagogia que nasceu de Lutero, o autor registra o reconhecimento da prodigalidade, do pioneirismo e da atualidade do reformador e de seus seguidores. Assim, a obra busca entender e articular a ação educativa como expressão de fé, através da riqueza dos conteúdos, teóricos e práticos, que perfazem a pedagogia luterana, na direção de esclarecer suas características e revitalizar seus dispositivos.

Demais palestras

Pela manhã, os participantes do evento foram contemplados ainda com as palestras “Gestão estratégica e empreendedora na educação”, pelo Prof. Me. Renato Casagrande, e “O direito à promoção e à oportunidade de aprendizagem significativa e emancipadora nas escolas com tempo integral”, pela Prof. Esp. Marlea Ramos Alves.

O Prof. Me. Renato Casagrande destacou como gerenciar a complexidade da gestão educacional e a importância de alinhar razão e emoção para um processo cognitivo coerente e equilibrado. “O professor do século XXI precisa entender o aluno do século XXI, precisa conquistar o aluno. Ensinar é um constante despertar”, apontou.

Por fim, anunciou, junto com o presidente da ANEL, Prof. Nelci Senger, a parceria de sua empresa de Coaching para a realização de um Curso sobre Training, Coaching and Mentoring, realizado em dois anos. Financiado pela Editora Positivo e com participação de convidados por ela, o curso terá início no 18º Encontro de Gestão e Capelania da ANEL, que será realizado nos dias 29 de setembro a 1º de outubro de 2017, em São José dos Pinhais, PR. Segundo o presidente da ANEL, a ideia é promover formação continuada aos gestores dos colégios luteranos, por meio de capacitação para uma atuação sistêmica e estratégica na gestão das unidades de ensino.

Já a Prof. Esp. Marlea Ramos Alves, em sua palestra, procurou esclarecer o funcionamento da escola em tempo integral e a importância da humanização e da articulação curricular. “A qualidade do ensino deve ser mais importante do que a quantidade de horas que o aluno fica na escola”, comparou.

A programação encerrou à tarde, com culto, cuja mensagem foi dirigida pelo vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Rony Marquardt. Baseado na passagem bíblica de Provérbios 3.5-8, o reverendo fez a relação entre como Deus mostrou o caminho certo a Lutero e também hoje aos educadores, que têm papel relevante não só na formação das pessoas, mas na evangelização por meio da confessionalidade transmitida nas escolas da rede.

Os pastores Alexandre Ulrich, capelão da ANEL, e Alisson Henn, da Paróquia Da Paz, de Caxias do Sul, conduziram a liturgia. O louvor ficou por conta da banda da PEL Da Paz.

À noite, os participantes terão jantar de confraternização no restaurante Chateau Lacave, encerrando oficialmente o XI ENEL.

Noite de homenagens no XI ENEL

A programação do segundo dia do XI Encontro Nacional de Escolas Luteranas (ENEL) encerrou na sexta-feira, 16/06, à noite com homenagem às escolas jubilares da rede. Foram homenageadas as seguintes escolas:

Colégio Concórdia de Porto Alegre, RS – 115 anos (Diretor: Gerardo Sammarco)

Escola Concórdia de Santo Ângelo, RS – 87 anos (Diretor: Marlus Seling)

Escola Santíssima Trindade de Moreira, Gramado, RS – 87 anos (Diretor: Jair Krüger)

Colégio Luterano Concórdia de Canoas, RS - 74 anos (Diretor: Sérgio Lutz)

Antes da homenagem, o diretor do Colégio Luterano São Paulo – Água Rasa, em São Paulo, SP, Prof. Valdemar Bruno Fritz, parabenizou a Associação Nacional das Escolas Luteranas (ANEL) por esta programação. O professor, que acompanhou o processo de fundação da ANEL, tendo atuado por 20 anos na instituição, ocupando diversos cargos na Diretoria, inclusive a presidência, ressaltou que esta edição entrará para a história, não só por celebrar os 500 anos de educação luterana, mas pelo lançamento de dois livros num mesmo evento. “Isso contribui para o enriquecimento e a identidade das escolas luteranas”, completou.

O vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Rony Marquardt, também transmitiu uma mensagem de saudação aos presentes, escrita pelo presidente da IELB, pastor Egon Kopereck, que não pôde comparecer ao evento em virtude de outras agendas.

A programação será retomada na manhã de sábado, 17/06, às 8h30 com a palestra “Gestão estratégica e empreendedora na educação”, ministrada pelo Prof. Me. Renato Casagrande.

O evento reúne educadores, gestores e funcionários das Escolas Luteranas, de 15 a 18 de junho, no Hotel Personal Royal, em Caxias do Sul, RS.

Veja álbum de fotos do evento na página da ANEL no Facebook. Acesse aqui.

Lançamento de Projeto da Editora Positivo marca 2º dia do XI ENEL

O segundo dia do 11º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (ENEL) foi marcado pelo lançamento do livro do Projeto V Ciclo de Webconferências de História da Editora Positivo, que este ano abordará os 500 anos da Reforma Luterana. O lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16/06, no evento que reúne educadores, gestores e funcionários das Escolas Luteranas no Hotel Personal Royal, em Caxias do Sul, RS. Na ocasião, o Prof. Me. Norton Frehse Nicolazzi Jr, da Editora Positivo, apresentou o conteúdo do projeto que levou dois anos para ser elaborado e que está sendo desenvolvido, em parceria com a ANEL, nas escolas da rede desde março deste ano. Confira o cronograma aqui.

A ANEL entrou como parceira do projeto, apoiando a participação de seis capelães que se dispuseram a produzir um texto e slides para as webs, bem como serem os responsáveis pela apresentação das suas respectivas temáticas. E também na confecção do livro “500 anos da Reforma Protestante: perspectivas e reflexões”, lançado no XI ENEL. O livro estará disponível em breve no site da Editora Positivo

Ainda pela manhã, os participantes tiveram a 3ª palestra do evento. A Profa. Dra. Roselane Costella, do Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFRGS, falou sobre o tema “Ensino e Aprendizagem”, abordando as diferenças entre os termos e os desafios para as escolas. Com 25 anos de experiência na Educação Básica e 23 anos como professora do Ensino Superior, ela elencou como desafios: ser professor, estar na escola e significar o conhecimento. A palestrante ainda abordou a importância de cada etapa da escola para a formação dos alunos e o papel do professor. “O professor não é um instrutor, pois não pensa nas partes, pensa no todo, na forma como o aluno mobiliza o seu pensamento”, observou.

À tarde os participantes farão visita histórico-cultural e atividade turística na cidade gaúcha. A programação será retomada à noite, com palavra da Diretoria Nacional da IELB e homenagem às escolas jubilares.

Veja álbum de fotos do evento na página da ANEL no Facebook. Acesse aqui.

XI ENEL debate 500 anos de educação luterana

Teve início na tarde desta quinta-feira, 15/06, o 11º Encontro Nacional de Escolas Luteranas, no Hotel Personal Royal, em Caxias do Sul, RS. O evento reúne mais de 200 educadores, gestores e funcionários das Escolas Luteranas para refletir sobre os "500 Anos de Educação Luterana". A programação conta com diversas palestras, visita histórico-cultural, atividade turística, momentos devocionais, apresentação de trabalhos pedagógicos e projetos educacionais, entre outras atividades. 

Após a saudação inicial do vice-presidente de Ensino da IELB, Rev. Rony Marquardt, do presidente da Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL), Prof. Nelci Senger, e da diretora-executiva da ANEL, Marli Lange, o capelão da ANEL, Rev. Alexandre Ulrich dirigiu a devoção de abertura, baseada na passagem bíblica de Romanos 6.12,13. O reverendo falou sobre a confessionalidade luterana transmitida pela rede de ensino e sua importância na transformação da vida das pessoas. “Preparamos nossos alunos para esta vida e para a vida eterna. Isso é valioso e faz a diferença em nosso mundo”, destacou.

Em seguida, o pró-reitor da ULBRA, Prof. Dr. Ricardo Willy Rieth, ministrou a primeira palestra sobre o tema “Lutero e a Reforma – 500 anos de compromisso com a educação”, em que resgatou a história da igreja luterana e o legado de Lutero para a educação.

Houve ainda a apresentação de trabalhos pedagógicos e projetos educacionais: “Viajante, eu conto teus contos” (Profa. Tatiane Riffel, do Colégio Luterano Santíssima Trindade de Ouro, SC), “Minha escola gosta de ler” (Profas. Ângela Littig e Flávia Dubberstein, da Escola Luterana, de Vila Velha, ES) e “Vida Saudável: Um projeto escolar que dá certo” (Profa. Noranda Fonseca, da Escola Luterana, de Vila Velha, ES).

O capelão geral da Ulbra, Rev. Maximiliano Wolfgramm Silva, também apresentou o projeto da mantenedora, a Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA): “Festival de Curta da Reforma”. Saiba mais sobre o projeto e como participar aqui

E o Prof. Jorge Berger, do Colégio Luterano Concórdia, de Córdoba (Argentina), falou sobre o 1º Congresso Nacional de Escolas Luteranas, realizado na semana passada e que teve a participação do Prof. Nelci Senger, e também sobre o seu livro “Amarcord – Mis recuerdos”, lançado neste evento argentino. A obra trata sobre a história das instituições de ensino da Igreja Luterana no Conesul. Por fim, entregou um papiro com o mapa do Colégio Luterano Concórdia, de Córdoba.

O primeiro dia encerrou com a palestra “Tudo mais documentado – a necessidade de linguagem adequada”, em que a Dra. Patrícia Peck abordou o comportamento adequado para manter boas relações e as consequências do mau comportamento.

A programação será retomada na sexta-feira, 16/06, às 8h15, com devocional seguido da 3ª palestra, sobre “Ensino e Aprendizagem”, ministrada pela Dra. Roselane Costella.

Veja álbum de fotos do evento na página da ANEL no Facebook. Acesse aqui.