XI ENEL debate 500 anos de educação luterana

Teve início na tarde desta quinta-feira, 15/06, o 11º Encontro Nacional de Escolas Luteranas, no Hotel Personal Royal, em Caxias do Sul, RS. O evento reúne mais de 200 educadores, gestores e funcionários das Escolas Luteranas para refletir sobre os "500 Anos de Educação Luterana". A programação conta com diversas palestras, visita histórico-cultural, atividade turística, momentos devocionais, apresentação de trabalhos pedagógicos e projetos educacionais, entre outras atividades. 

Após a saudação inicial do vice-presidente de Ensino da IELB, Rev. Rony Marquardt, do presidente da Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL), Prof. Nelci Senger, e da diretora-executiva da ANEL, Marli Lange, o capelão da ANEL, Rev. Alexandre Ulrich dirigiu a devoção de abertura, baseada na passagem bíblica de Romanos 6.12,13. O reverendo falou sobre a confessionalidade luterana transmitida pela rede de ensino e sua importância na transformação da vida das pessoas. “Preparamos nossos alunos para esta vida e para a vida eterna. Isso é valioso e faz a diferença em nosso mundo”, destacou.

Em seguida, o pró-reitor da ULBRA, Prof. Dr. Ricardo Willy Rieth, ministrou a primeira palestra sobre o tema “Lutero e a Reforma – 500 anos de compromisso com a educação”, em que resgatou a história da igreja luterana e o legado de Lutero para a educação.

Houve ainda a apresentação de trabalhos pedagógicos e projetos educacionais: “Viajante, eu conto teus contos” (Profa. Tatiane Riffel, do Colégio Luterano Santíssima Trindade de Ouro, SC), “Minha escola gosta de ler” (Profas. Ângela Littig e Flávia Dubberstein, da Escola Luterana, de Vila Velha, ES) e “Vida Saudável: Um projeto escolar que dá certo” (Profa. Noranda Fonseca, da Escola Luterana, de Vila Velha, ES).

O capelão geral da Ulbra, Rev. Maximiliano Wolfgramm Silva, também apresentou o projeto da mantenedora, a Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA): “Festival de Curta da Reforma”. Saiba mais sobre o projeto e como participar aqui

E o Prof. Jorge Berger, do Colégio Luterano Concórdia, de Córdoba (Argentina), falou sobre o 1º Congresso Nacional de Escolas Luteranas, realizado na semana passada e que teve a participação do Prof. Nelci Senger, e também sobre o seu livro “Amarcord – Mis recuerdos”, lançado neste evento argentino. A obra trata sobre a história das instituições de ensino da Igreja Luterana no Conesul. Por fim, entregou um papiro com o mapa do Colégio Luterano Concórdia, de Córdoba.

O primeiro dia encerrou com a palestra “Tudo mais documentado – a necessidade de linguagem adequada”, em que a Dra. Patrícia Peck abordou o comportamento adequado para manter boas relações e as consequências do mau comportamento.

A programação será retomada na sexta-feira, 16/06, às 8h15, com devocional seguido da 3ª palestra, sobre “Ensino e Aprendizagem”, ministrada pela Dra. Roselane Costella.

Veja álbum de fotos do evento na página da ANEL no Facebook. Acesse aqui.