Lançamento de Projeto da Editora Positivo marca 2º dia do XI ENEL

O segundo dia do 11º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (ENEL) foi marcado pelo lançamento do livro do Projeto V Ciclo de Webconferências de História da Editora Positivo, que este ano abordará os 500 anos da Reforma Luterana. O lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16/06, no evento que reúne educadores, gestores e funcionários das Escolas Luteranas no Hotel Personal Royal, em Caxias do Sul, RS. Na ocasião, o Prof. Me. Norton Frehse Nicolazzi Jr, da Editora Positivo, apresentou o conteúdo do projeto que levou dois anos para ser elaborado e que está sendo desenvolvido, em parceria com a ANEL, nas escolas da rede desde março deste ano. Confira o cronograma aqui.

A ANEL entrou como parceira do projeto, apoiando a participação de seis capelães que se dispuseram a produzir um texto e slides para as webs, bem como serem os responsáveis pela apresentação das suas respectivas temáticas. E também na confecção do livro “500 anos da Reforma Protestante: perspectivas e reflexões”, lançado no XI ENEL. O livro estará disponível em breve no site da Editora Positivo

Ainda pela manhã, os participantes tiveram a 3ª palestra do evento. A Profa. Dra. Roselane Costella, do Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFRGS, falou sobre o tema “Ensino e Aprendizagem”, abordando as diferenças entre os termos e os desafios para as escolas. Com 25 anos de experiência na Educação Básica e 23 anos como professora do Ensino Superior, ela elencou como desafios: ser professor, estar na escola e significar o conhecimento. A palestrante ainda abordou a importância de cada etapa da escola para a formação dos alunos e o papel do professor. “O professor não é um instrutor, pois não pensa nas partes, pensa no todo, na forma como o aluno mobiliza o seu pensamento”, observou.

À tarde os participantes farão visita histórico-cultural e atividade turística na cidade gaúcha. A programação será retomada à noite, com palavra da Diretoria Nacional da IELB e homenagem às escolas jubilares.

Veja álbum de fotos do evento na página da ANEL no Facebook. Acesse aqui.