Lançamento de mais um livro marca último dia do XI ENEL

O terceiro e último dia do XI Encontro Nacional de Escolas Luteranas (ENEL) foi marcado pelo lançamento de mais um livro. Um dia após lançar a obra “500 anos da Reforma Protestante: perspectivas e reflexões”, organizado pelo Prof. Me. Norton Frehse Nicolazzi Jr, da Editora Positivo, em parceria com a Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL), na tarde deste sábado, 17/06, o Prof. Dr. Cesar Nunes lançou sua obra “Ide, ensinai a todos: Os 500 anos da pedagogia luterana”, publicado pela Editora Concórdia. A obra está à venda por R$ 29,00 na Editora Concórdia. Acesse aqui.

O lançamento aconteceu após sua palestra sobre o tema do evento “500 anos de Educação Luterana”. Professor titular da Faculdade de Filosofia e Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP), Dr. César Nunes é um dos grandes pesquisadores brasileiros na área de educação na atualidade e, como não luterano, tem a vantagem de um olhar externo, o que dá à obra ainda maior credibilidade.

Em comemoração aos 500 anos da Reforma e os consequentes cinco séculos da original pedagogia que nasceu de Lutero, o autor registra o reconhecimento da prodigalidade, do pioneirismo e da atualidade do reformador e de seus seguidores. Assim, a obra busca entender e articular a ação educativa como expressão de fé, através da riqueza dos conteúdos, teóricos e práticos, que perfazem a pedagogia luterana, na direção de esclarecer suas características e revitalizar seus dispositivos.

Demais palestras

Pela manhã, os participantes do evento foram contemplados ainda com as palestras “Gestão estratégica e empreendedora na educação”, pelo Prof. Me. Renato Casagrande, e “O direito à promoção e à oportunidade de aprendizagem significativa e emancipadora nas escolas com tempo integral”, pela Prof. Esp. Marlea Ramos Alves.

O Prof. Me. Renato Casagrande destacou como gerenciar a complexidade da gestão educacional e a importância de alinhar razão e emoção para um processo cognitivo coerente e equilibrado. “O professor do século XXI precisa entender o aluno do século XXI, precisa conquistar o aluno. Ensinar é um constante despertar”, apontou.

Por fim, anunciou, junto com o presidente da ANEL, Prof. Nelci Senger, a parceria de sua empresa de Coaching para a realização de um Curso sobre Training, Coaching and Mentoring, realizado em dois anos. Financiado pela Editora Positivo e com participação de convidados por ela, o curso terá início no 18º Encontro de Gestão e Capelania da ANEL, que será realizado nos dias 29 de setembro a 1º de outubro de 2017, em São José dos Pinhais, PR. Segundo o presidente da ANEL, a ideia é promover formação continuada aos gestores dos colégios luteranos, por meio de capacitação para uma atuação sistêmica e estratégica na gestão das unidades de ensino.

Já a Prof. Esp. Marlea Ramos Alves, em sua palestra, procurou esclarecer o funcionamento da escola em tempo integral e a importância da humanização e da articulação curricular. “A qualidade do ensino deve ser mais importante do que a quantidade de horas que o aluno fica na escola”, comparou.

A programação encerrou à tarde, com culto, cuja mensagem foi dirigida pelo vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Rony Marquardt. Baseado na passagem bíblica de Provérbios 3.5-8, o reverendo fez a relação entre como Deus mostrou o caminho certo a Lutero e também hoje aos educadores, que têm papel relevante não só na formação das pessoas, mas na evangelização por meio da confessionalidade transmitida nas escolas da rede.

Os pastores Alexandre Ulrich, capelão da ANEL, e Alisson Henn, da Paróquia Da Paz, de Caxias do Sul, conduziram a liturgia. O louvor ficou por conta da banda da PEL Da Paz.

À noite, os participantes terão jantar de confraternização no restaurante Chateau Lacave, encerrando oficialmente o XI ENEL.